quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Risoto Milanês


Dia desses me aventurei no risoto milanês.

Em 2015 visitamos a Espanha e eu trouxe de lá pistilos de açafrão lindos (criados com Toddy), queria usá-los em uma receita especial, como sempre. Aí que folheando a revista que vem na assinatura de vinho do Marido encontrei a receita de risoto milanês. Ela é bem simples, como as boas coisas da vida, mas como todo risoto pede um pouquinho só de dedicação e paciência! Vale a pena, te garanto!

Abaixo a receita completa, fiz metade dela porque na ocasião éramos só eu e Marido a jantar.


Risoto Milanês

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (carnaroli ou vialone nano)
3 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de vegetais
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (chá) de pistilos de açafrão
1/2 taca de vinho branco
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosseiramente

Em uma panela aqueça o caldo de vegetais, coloque nele os pistilos de açafrão e mantenha em fogo baixo. Em outra panela derreta a manteiga e refogue nela a cebola e o arroz. Adicione o vinho, mexendo sempre. Aos poucos coloque conchas do caldo, sempre mexendo o risoto e esperando que a água seja um pouco absorvida a cada adição. Cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo e completando aos poucos com o caldo de vegetais, até os grãos de arroz ficarem macios e cremosos por fora e com miolo firme. Desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e sirva imediatamente.

Por aqui também rolou um "bifinho", creio que o nome correto é tornedor, de filé selado e temperado com sal e pimenta do reino.

Foi lindo!

Algumas fotinhas de Sevilha, que ganhou nosso coração!


Receita da revista Wine.com.br - Nº69 - Ano 06 - Setembro/2015

Nenhum comentário: