sexta-feira, 4 de julho de 2008

Empanada


Aqui em Salvador é assim que chamam essa torta salgada. Acho que toda família tem uma receitinha dessas em casa, a massa é simples, batida no liquidificador e o recheio é o que a sua imaginação mandar. Mesmo assim quis dividir a receitinha da minha família com vocês.
Para fazer a massa vocês vão, assim como eu, consultar o caderninho da minha mãe:

O recheio de atum eu fiz assim:
Refoguei uma cebola pequena em um fio de azeite, depois juntei um tomate italiano sem sementes picadinho e 1/3 de um pimentão verde picadinho também. Em seguida juntei duas latas de atum ralado (beeem escorridinho), misturei tudo, deixei refogar mais um pouco e desliguei o fogo. Aí foi só juntar uma lata de milho verde e algumas azeitonas em rodelas.
Untei um refratário com manteiga coloquei metade da massa, espalhei o recheio e cobri com o restante da massa, levei para assar em forno pré-aquecido até dourar.


Essa torta é super versátil e aceita bem muitos recheios, só de legumes inclusive. Viu Pedro?! Olha os vegetarianos aqui também. É uma boa opção para aproveitar e dar cara nova às sobras.

4 comentários:

Karla Maria disse...

Lu,
a sua cozinha tá bombando.
Amei essa receita da sua mãe, vai pro meu caderno.
Os muffins tb são super práticos.
Beijo

Anônimo disse...

Lu....voltei a minha infância.
Minha mãe fazia muito essa torta quando éramos pequenos...aliás até hoje....
Adorooooooooo
Bj

Anônimo disse...

não percebi a quantidade usada de leite e oleo pode me esclarecer p.f.
beijos
Tita

Luciana disse...

Oi Tita!
Desculpe o atraso na resposta, tive problemas cibernéticos!!
São 2 xícaras de chá de leite e 1 xícara de chá de óleo.

Beijocas!