quarta-feira, 4 de junho de 2008

Fettuccine à Dido

Dido é um amigo muito fofo e que cozinha divinamente bem! Outro dia fomos a um jantar em sua casa, mas comemos tanto risoto que não deu para ele fazer seu fettuccine ao molho de frutos do mar.

Dido não se fez de rogado, no outro dia ele levou a sacolinha, as panelas, o avental e a diposição para a casa de uma amiga aniversariante e nos deu de presente o fettuccine.

Não preciso nem dizer que a gente precisou tomar uns remedinhos para digestão, né?!

Pedi a receita para publicar(cara de pau) e olha que textinho fofo veio junto com a receita:

"Não sou muito bom para escrever receitas... Pois vou fazendo tudo da cabeça e coração.... Obviamente, tb do paladar!!!! Mas, vamos tentar... Pois, está é a primeira vez que escrevo uma receita e logo para um blog prestigiadissimo como o seu. Que responsa! Normalmente, só escrevo no cotidiado artigos científicos e, quando estou apaixonado, cartas e bilhetes de amor! Para estes, evito receitas... "

Assim como eu, ele cozinha com o coração e o paladar provando de vez em quando e colocando mais um pouquinho disso ou daquilo a depender da intuição, mas assim como eu, ele também fez um esforcinho, colocou as idéias no papel e olha a receita aí gente!!!

Fettuccine à Dido

Ele usou:
1 pacote de Fettuccine Divella ou similar
Camarão com casca, sem cabeça
Anéis de lula
Mexilhão (com ous em casca, como preferir)
Filé de salmão picado em cubos grandes
1 1/2 lata de tomate-cereja Divella ou similar (Tomate con Buccio)
2 tomates frescos grandes sem pele
1 cebola grande picada
3 dentes de alho grandes amassados ou pastad e alho
Manjericão fresco
Salsinha fresca picada
Cebolinha resca picada
Oregáno
Noz-moscada
Azeite Virgem de Oliva
Manteiga
Sal a gosto
Queijo parmesão para ralar.
A quantidade de frutos do mar vária como quiser e conforme o bolso. Pode acrescentar polvo, com cuidado para não ficar borrachudo.


Fez assim:

Os frutos do mar (exceto o salmão) devem ser todos fervidos rapidamente e separadamente, em água, azeite, limão, sal e alho para depois serem adicionados ao molho.
Refogou as cebolas e alho em bastante azeite a manteiga. Quando estiver bem dourado, ralou um pouco de noz-moscada e deixou um pouco. Juntou os tomates frescos picados e deixou cozinhar até formar um molho bem consistente.
Colocou majericão, salsinha e cebolinha picada e juntou os tomates cerejas, partidos ao meio ou esmagados, junto com orégano, mais manjericão e salsinha picada. Sal a gosto. Deixou o molho cozinhar bem em fogo brando e foi mexendo de vez em quando.
Ai adicionou os frutos do mar. Por último, os cubos de salmão. Deixou cozinhar por no máximo uns 3 a 5 minutos (depende do fogo) com uma tampa na panela.




Dicas de Dido:
Se achar que ainda não estão no ponto, deixa apenas na panela fechada sem fogo, para que não fiquem esbagaçados, principalmente, o salmão.
O resto é ir provando a cada etapa, acrescentando o que mais quiser, conforme o coração e a boca for pedindo. rsrs
Cozinha a massa e colocar numa travessa funda a metade e colcoar bastante molho. Depois a outra metade e bastante molho. Polvilha com o queijo parmesão, salsinha e manjericão.

Minha dica:
Faça! E aproveite para tomar uma taça de vinho agradecendo porque a vida é boa!!!

Nenhum comentário: