quarta-feira, 2 de abril de 2008

Risoto de camarão da Lú

Fico muito orgulhosa desse risoto, se é que esse prato pode ser chamado de risoto uma vez que não é feito com arroz arbóreo e seu preparo nem de longe lembra o de um risoto, mas como tem cara de risoto, eu chamo de risoto!
Voltando ao assunto, fico orgulhosa porque esse prato foi inventado por mim para servir os amigos em um jantar. Fez sucesso e eu repeti tanto que cheguei a enjoar e deixá-lo de lado por um tempo, mas no almoço de páscoa ele voltou com força total.

Segue a receita.
Risoto de camarão da Lú

Usei:
1 kg de camarões grandes limpos e temperados com limão e sal.
500g de arroz cozido
6 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro
½ xícara de queijo parmesão ralado
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de salsinha picada
sal, pimenta branca e azeite

Fiz assim:
Cozinhei o arroz como se fosse servir e reservei. Em uma panela grande (a minha é de ferro) aqueci o azeite e fui fritando o camarão aos poucos e sem mexer muito para não criar água. Reservei os camarões fritos e no mesmo azeite dourei a cebola e o alho, acrescentei os tomates e a folha de louro e deixei cozinhar até virar um molho. É esse o objetivo, fazer um molho de tomate, já usei dos prontos em outras vezes para ganhar tempo e ficou supimpa. Depois acrescentei o queijo e o requeijão, acertei o sal, temperei com pimenta branca e acrescentei a salsinha. Juntei o camarão e o arroz a esse molho e deixei no fogo só para esquentar antes de servir.

Nenhum comentário: