sexta-feira, 14 de março de 2008

Bolo de brigadeiros

Essa é mais uma incursão de Irmã à cozinha para o niver de Cunha. Mas não foi qualquer receitinha não, ela fez o delicioso Bolo de Brigadeiros como o bolo do aniversário. Pegou a receita com a querida Tatu no Mixirica, seguiu direitinho e fez esse bolo divino, com cara e gosto de aniversário de criança! Delícia!

Segue a receita original, com uma adaptação bem pequenina, porém providencial!

Ela usou:

Para o bolo:

1 xícara de brigadeiro pronto

150g de manteiga

160g de açúcar

4 ovos

1 colher de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

160g de farinha de trigo

pitadinha de sal

Para o recheio e cobertura:

2 latas de leite condensado (ela fez com 3 latas, 2 para o recheio)

chocolate granulado

Fez assim:

Fez o brigadeiro (1 lata de leite condensado + 2 colheres de sopa de chocolate em pó, cozinhando até soltar da panela) e mediu uma xícara para usar na receita. Pode comer de colher o que sobrar. Colocou o brigadeiro medido em uma panela e em fogo baixo e levou a manteiga para a derreter junto com ele. Mexeu bem para homogeneizar a mistura. Em uma batedeira, colocou a mistura de brigadeiro com manteiga e o açúcar. Bateu até esfriar ao ponto de poder encostar o dedo. Aí então, acrescentou os ovos, um de cada vez. Em uma tigela à parte, peneirou a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Despejou os ingredientes peneirados na batedeira e deixou batendo até a mistura ficar lisa e linda. Derramou a massa em uma forma untada (cerca de 22cm de diâmetro) e levou ao forno preaquecido no médio por cerca de 30 minutos, ou até o bolo passar no teste do palito.

Enquanto o bolo assa, ela fez o recheio e a cobertura. Levou ao fogão todo o leite condensado e mexeu em fogo baixo até engrossar e começar a desprender da panela, fazendo um brigadeiro branco. Deixou esfriar. Assado o bolo, desenformou com cuidado e quando estava quase frio cortou-o ao meio. Espalhou metade do brigadeiro branco sobre uma metade do bolo, tampe com a outra metade e cubra o bolo com o restante do brigadeiro branco. Decorou com chocolate granulado e pronto!




Nenhum comentário: